Suporte Avançado

Ícone do sistema (InterADE) sumiu da área de trabalho!

  1. Verificar se as pastas a seguir estão como exclusão no ANTIVIRUS:

    • Common Files/Edutec sistemas;

    • Edutec Sistemas;

    • Interade;

    • Firebird;

    • (após a verificação, seguir os passos abaixo);

  2. Acesse a pasta do servidor através do nome ou IP (ex: \\servidor ou \\192.168.1.100);

  3. Entre na pasta do InterADE;

  4. Localize e copie o executável do InterADE.exe;

  5. Abra a pasta do InterADE na máquina que o executável sumiu;

  6. Cole o InterADE.exe;

  7. Clique com botão direito e crie um atalho para área de trabalho.

Não consigo visualizar relatórios, fica dando erro “Classe não registrada”!

  1. É necessário verificar se foi dado as permissões nas pastas:

    • C:\Program Files\Common Files\Edutec Sistemas;

    • C:\Program Files\Edutec Sistemas;

    • Clique com o botão direito;

    • Clique em propriedades;

    • Clique em segurança;

    • Clique em adicionar;

    • Digite o nome:”todos” e dê ok;

    • Marque a opção controle total;

    • Clique em aplicar;

    • Clique em Ok;

  2. Verifique se esta instalado a versão atual da biblioteca do crystal que deve ser “bibliotecas_crystal_32bits.msi”, caso não, instale como administrador;

  3. Entre na pasta do InterADE;

  4. Localize a DLL “opencrystaldll.dll” Verifique se é a mesma que se encontra no servidor, caso não, copie do servidor e coloque na pasta InterADE local;

  5. 5. Após copiar ou verificar que é a mesma, registre como administrador a seguinte .bat “RegistraOpenCrystal2.0.bat”;

  6. Após, somente abrir o relatório desejado;

Como montar o configurador (config) do InterADE!

Configurando Interbackup (Backup interade)!

    1. Clique em configurações;

    2. Clique em utilitários;

    3. Clique em backup banco de dados;

    4. Antes do mesmo começar a fazer o processo, clique no botão de cancelar;

    5. Verifique se a unidade selecionada é a correta;

    6. Diretório do servidor InterADE… coloque o caminho local – “C:\iNTERADE\backup\\”;

    7. Marque a opção “compactar backup”;

    8. Altere o nível de compactação para o valor “9”;

    9. Compartilhamento público… repetir o caminho local – “C:\Interade\Backup\\”;

    10. Clique na aba agendamento;

    11. Selecione o idioma do seu windows;

    12. Clicar na caixa agendar;

    13. Selecione o período desejado. (Diariamente, semanalmente ou mensalmente);

    14. Selecionar a hora que o backup será efetuado. (Ideal que seja em horário de baixa utilização);

    15. Clique em salvar agendamento;

    16. Volte para a aba backup novamente;

    17. Clique em salvar Inf.;

    18. Clique em iniciar backup.

Obs¹: Após essa configuração, somente será necessário nas próximas vezes efetuar o acompanhamento dos backups, verificando se realmente estão sendo salvos, somente ir na pasta que foi configurado no passa a passo acima.

Obs²: Esse processo é totalmente dependente do Windows, por isso pedimos que sempre fique de olho no funcionamento, e que sempre retire do servidor e coloque em outro dispositivo (pendrives, Hd’s externos, nuvem entre outros) seguro os backups efetuados.

Como colocar as fotos dos alunos no sistema?

Necessário cumprir alguns pré-requisitos para efetuarmos esse procedimento.

  • Tirar as fotos dos alunos em uma resolução não muito alta, pois o arquivo será importado para dentro do banco de dados.

  • O nome do arquivo deve ser sempre o RGM do aluno completo, com cinco dígitos, exemplo, 00001, 01368…

  • Essas fotos devem ser colocadas dentro da pasta FOTOS, que fica dentro da pasta InterADE do sistema.

  • Dentro da pasta Fotos é obrigatório que haja o arquivo foto.jpg, pois sem ele o programa não é iniciado.

Após verifcar os pré-requisitos, siga o passo a passo abaixo:

  1. Abra a pasta do InterADE;

  2. Clique duas vezes no programa Importaphotoade.exe;(caso não tenha na máquina local, verificar no servidor do colégio.)

  3. Selecione a unidade;

  4. Digite o ano letivo;

  5. Marque a opção alunos ou funcionários;

  6. Clique em conectar;

  7. Clique em importar;

  8. Fechar o programa.