Financeiro

Como cadastro o financeiro de uma série?

  1. Clique em Configurações;

  2. Clique em Secretaria;

  3. Clique em Séries;

  4. Clique duas vezes na série desejada;

  5. Clique na aba Financeiro;

  6. Clique e informe o número de parcelas;

  7. Clique e informe o valor da anuidade;

  8. Preencha a data de vencimento Padrão;

  9. Clique em replicar para parcelas posteriores;

  10. Habilite desconto por data, caso venha utilizar;

  11. Clique em replicar para parcelas posteriores;

  12. Clique em gravar.

Como cadastrar uma taxa?

  1. Clique em configurações;

  2. Clique em financeiro;

  3. Clique em taxas;

  4. Clique em adicionar;

  5. Crie um nome para a taxa;

  6. Crie um valor (ex: R$ 10,00);

  7. Clique em salvar.

DICA: Caso queira criar categorias para uma maior organização de relatórios, somente clicar no sinal “+”, clicar em novo e crie a categoria desejada em seguida somente gravar, após isso você pode selecionar a categoria no momento da criação da taxa.

Como cadastrar um desconto?

  1. Clique em configurações;

  2. Clique em financeiro;

  3. Clique em desconto;

  4. Clique em adicionar;

  5. Crie um nome para o desconto;

  6. Crie um valor (ex: R$ 10,00) ou porcentagem (ex: 10%);

  7. Selecione o tipo (porcentagem ou valor);

  8. Clique em salvar.

DICA: Caso queira criar categorias para uma maior organização de relatórios, somente clicar no sinal “+”, clicar em novo e crie a categoria desejada em seguida somente gravar, após isso você pode selecionar a categoria no momento da criação do desconto.

Como cadastrar um desconto em conjunto com boleto de mensalidade do aluno?

  1. Clique em Secretaria;

  2. Clique em alunos;

  3. Clique na lupa, e selecione o aluno desejado;

  4. Clique na aba financeiro;

  5. Clique em tratamento diferenciado (Somente é possível alterar financeiro com ele habilitado);

  6. Selecione a parcela, ou a partir de qual parcela será aplicado esse desconto;

  7. Clique em Total de desconto;

  8. Selecione o desconto desejado;

  9. Clique em Incluir;

  10. Caso venha inserir em parcelas posteriores, clique em replicar desconto;

  11. Clique em sair;

  12. Clique em atualizar.

Como cadastrar uma taxa em conjunto com boleto de mensalidade do aluno?

  1. Clique em Secretaria;

  2. Clique em alunos;

  3. Clique na lupa, e selecione o aluno desejado;

  4. Clique na aba financeiro;

  5. Clique em tratamento diferenciado (Somente é possível alterar financeiro com ele habilitado);

  6. Selecione a parcela, ou a partir de qual parcela será aplicado essa taxa;

  7. Clique em Total de taxas;

  8. Selecione a taxa desejada;

  9. Clique em Incluir;

  10. Caso venha inserir em parcelas posteriores, clique em replicar taxas;

  11. Clique em sair;

  12. Clique em atualizar.

Como cadastrar desconto no aluno por data?

  1. Clique em Secretaria;

  2. Clique em alunos;

  3. Clique na lupa, e selecione o aluno desejado;

  4. Clique na aba financeiro;

  5. Clique em tratamento diferenciado (Somente é possível alterar financeiro com ele habilitado);

  6. Selecione a parcela, ou a partir de qual parcela será aplicado esse desconto;

  7. Clique em habilitar 2ª data de vencimento (Caso tenha 3ª,4ª data de vencimento só habilitar);

  8. Preencha a data;

  9. Preencha o valor ou a porcentagem;

  10. Pressione o ENTER;

  11. Caso venha inserir em parcelas posteriores, clique em replicar descontos;

  12. Clique em atualizar.

Como gerar uma cobrança Mensalidade?

  1. Clique em tesouraria;

  2. Clique em geração de cobrança;

  3. Selecione a conta;

  4. Informe a Referência inicial e final (Ex: 01/06/2018 a 30/06/2018);

  5. Existe a possibilidade de geração para: Geral / Série / Turma / Aluno;

  6. Após clique em gerar cobrança;

  7. Clique em gerar boleto;

  8. Clique em visualizar boleto;

  9. Clique em imprimir caso o colégio ainda efetue impressão dos boletos.

Obs: Importante a visualização do mesmo, para que o nosso número seja completado de acordo com as necessidades bancárias.

Como gerar cobrança no cadastro do aluno?

  1. Clique em Secretaria;

  2. Clique em aluno;

  3. Selecione o aluno desejado;

  4. Clique na aba Financeiro;

  5. Selecione a cobrança que será gerada;

  6. Clique em gerar cobranças;

  7. Escolha a opção desejada: Selecionada ou Todas;

  8. Clique em gerar cobrança;

  9. Clique em Gerar boleto;

  10. Clique em visualizar boleto;

  11. Clique em imprimir;

  12. Clique em Arquivo Remessa¹;

  13. Salve no local desejado, e em seguida envie para sua instituição bancária¹;

Obs¹: Caso realmente seja necessário o envio da remessa.

Como gerar uma cobrança de Taxa?

  1. Clique em tesouraria;

  2. Clique em geração de cobrança;

  3. Selecione a conta;

  4. Selecione o tipo de boleto Taxa separada;

  5. Clique na lupa para localizar a taxa;

  6. Clique duas vezes em cima da taxa que será utilizada;

  7. Informe a Referência inicial e final (Ex: 01/06/2018 a 30/06/2018);

  8. Existe a possibilidade de geração para: Geral / Série / Turma / Aluno;

  9. Clique em gerar cobrança;

  10. Clique em gerar boleto;

  11. Clique em visualizar boleto.

Obs: Importante a visualização do mesmo para que o nosso número seja completado de acordo com as necessidades bancárias.

Não consigo gerar a cobrança de um aluno específico o que devo fazer?

  1. Entre no cadastro do aluno;

  2. Clique na aba de Responsáveis;

  3. Verifique se o Responsável Financeiro Padrão esta selecionado;

  4. Verifique se o CPF do responsável financeiro esta preenchido;

  5. Clique na aba do Financeiro;

  6. Verifique nas configurações financeiras do aluno se existe cobrança para o mês desejado;

  7. Em seguida, gere e imprima o boleto novamente.

Deu erro quando fui visualizar os boletos, o que devo fazer?

MSG: “Não existe cobrança gerada”

Será necessário efetuar algumas verificações:

  1. Entre no cadastro do aluno, veja se existe responsável cadastrado (ou tecla de atalho: Ctrl+A);

  2. Verifique se há selecionado algum responsável financeiro;

  3. Verifique se o responsável financeiro esta com CPF cadastrado e válido;

  4. Verifique nas configurações financeiras do aluno, se existe cobrança para o mês desejado.

Como calcular os valores a serem pagos por data?

  1. Clique em tesouraria;

  2. Clique em Baixa de títulos;

  3. Clique em buscar para localizar o aluno;

  4. Selecione o filtro da busca desejado;

  5. Localize o aluno ou responsável;

  6. Marque a cobrança que será efetuada o cálculo;

  7. Clique em pagamento;

  8. Clique em quitar;

  9. Clique no botão Calcular valores;

  10. Calcule valor por data;

  11. Preencha a data (pode ser retroativa ou posterior);

  12. O valor final mostrado é o que deverá ser informado como recebido.

Como quitar um pagamento efetuado em data anterior?

  1. Clique em tesouraria;

  2. Clique em Baixa de títulos;

  3. Clique em buscar para localizar o aluno;

  4. Selecione o filtro da busca desejado;

  5. Localize o aluno ou responsável;

  6. Marque a cobrança que será efetuada o pagamento;

  7. Clique em pagamento;

  8. Clique em quitar;

  9. Marque a opção pago;

  10. Coloque a data do pagamento e do crédito;

  11. Selecione o tipo de pagamento (Atenção nas informações mostradas);

  12. Clique no botão Calcular valores;

  13. Clique em calcular valor por data;

  14. Preencha a data do pagamento;

  15. O valor final é o que deve ser colocado no Valor recebido

  16. Clique em Salvar.

Como efetuo a negociação de uma dívida?

  1. Clique em tesouraria;

  2. Clique em Baixa de títulos;

  3. Digite o RGM (Matrícula do aluno) ou CPF (Responsável Financeiro);

  4. Selecione as cobranças que serão negociadas. (Pressione o CTRL para marcar mais de uma cobrança);

  5. Clique em pagamento;

  6. Clique em negociar;

  7. Atente-se aos critérios necessários para ser uma cobrança passível de negociação;

  8. Na parte de cima irá apresentar as cobranças a serem negociadas;

  9. Caso queira é possível retirar os juros e multas, clique na cobrança;

    1. Na parte central onde fica as informações da parcela, só retirar os juros e multas em seguida clicar em Ok;

    2. Repita o mesmo procedimento acima caso queira tirar de outras;

  10. Selecione a conta corrente;

  11. Defina a data de vencimento;

  12. Caso queira aplicar algum tipo de desconto, somente colocar o valor no campo;

  13. Defina a quantidade de parcelas;

  14. Clique nas parcelas criadas e alterar a data de vencimento de cada uma;

  15. Finalize clicando em Renegociar.

Como gerar o arquivo remessa?

  1. Clique em tesouraria;

  2. Clique em gerar cobrança;

  3. Selecione a conta;

  4. Informe a Referência inicial e final (Ex: 01/03/2020 a 30/03/2020);

  5. Clique em gerar boleto;

  6. Clique em arquivo remessa;

  7. Salve na pasta informada pelo sistema (Remessa).

Como carregar o arquivo retorno?

  1. Clique em tesouraria;

  2. Clique em Gerar Cobranças;

  3. Clique em Menu retorno;

  4. Clique em carregar retorno;

  5. Localize no local onde você salvou (ideal deixar na pasta padrão RETORNO do sistema).

Como efetuo o estorno de um pagamento?

  1. Clique em tesouraria;

  2. Clique em Baixa de títulos (ou tecla de atalho: Ctrl+M);

  3. Clique em buscar, para localizar o aluno;

  4. Selecione o filtro da busca desejado (aluno, responsável, funcionário);

  5. Localize o aluno ou responsável desejado;

  6. Marque a cobrança que será efetuada o estorno;

  7. Clique em cancelamento;

  8. Clique em estorno;

  9. Preste bastante atenção nas mensagens que serão mostradas, caso realmente seja essa cobrança clique em “YES”;

  10. O sistema irá perguntar se deseja manter a cobrança em aberto, diga que “SIM” para poder efetuar o pagamento novamente;

  11. Refaça o procedimento da BAIXA MANUAL.

Como efetuo um lançamento no meu caixa?

  1. Clique em tesouraria;

  2. Clique em lançamento;

  3. Informe Pago;

  4. Preencha a data do lançamento (Sistema sempre irá informar a data atual);

  5. Informe a natureza: Crédito (entrada) ou Débito (Saída);

  6. Selecione o tipo de pagamento (caso seja diferente de dinheiro, obrigatório selecionar a conta corrente);

  7. Informe o tipo de lançamento;

  8. Informe o valor recebido;

  9. Campo de histórico poderá ser utilizado para informações desejadas;

  10. Clique em salvar.

Consigo gerar uma taxa para meses sequênciais e colocar dentro da mensalidade dos alunos?

  1. Clique em tesouraria;

  2. Clique em Inserção de Taxas;

  3. Selecione o filtro desejado;

  4. Informe o período em que será inserida a taxa;

  5. Selecione a taxa desejada;

  6. Clique em Inserir.

Consigo remover uma taxa separada inserida em diversos alunos?

  1. Clique em tesouraria;

  2. Clique em Inserção de Taxas;

  3. Clique em Remover Taxa;

  4. Selecione o filtro desejado;

  5. Informe o período da taxa que será removida;

  6. Selecione a taxa a ser removida;

  7. Clique em remover.

Como criar tipos de pagamentos (Ex.: Dinheiro, Cartão de débito, Cartão de Crédito)?

  1. Clique em configurações;

  2. Clique em financeiro;

  3. Clique em tipos de pagamento;

  4. Clique em novo;

  5. Preencha o nome;

  6. Preencha a nomenclatura (Letras Maiúsculas);

  7. Clique em salvar.

Obs¹: Somente marcar a opção é moeda, quando o tipo de pagamento for dinheiro

Obs²: Caso não queira habilitar, a opção de pagamento expresso em algum tipo de pagamento somente marcar a opção “Pg. Parcelado”.

Como cadastrar as categorias?

  1. Clique em configurações;

  2. Clique em financeiro;

  3. Clique em categorias;

  4. Clique na categoria principal;

  5. Clique em nova subcategoria;

  6. Preencha a descrição;

  7. Clique em gravar;

  8. Repetir o procedimento para criar novas subcategorias.

Obs¹: Dentro do plano de contas e do centro de custos, poderá ser criado quantas categorias quiser, e dentro dessas categorias você pode criar diversas subcategorias, veja imagem com exemplo de cadastro.

Obs²: Não crie categorias dentro das subcategorias.

Como criar mensagem de boleto?

  1. Clique em tesouraria;

  2. Clique em geração de cobrança;

  3. Clique com o botão direito do mouse em cima da conta corrente, clique em “editar conta”;

  4. Selecione a aba “cadastro de mensagem”;

  5. Para criar uma nova mensagem clique em “adicionar”;

  6. Caso queira editar uma existente, selecione o código da mensagem;

  7. Clique em editar e selecione a opção “Demonstrativo ou instruções do caixa”;

  8. Preencha a mensagem de acordo com a necessidade, caso queira utilizar algum parâmetro existente do sistema, somente verificar no lado direito os possíveis (as mensagens só irão aparecer nos boletos que forem gerados após a mudança da mensagem);

  9. Após o preenchimento, clicar no botão “Usar a mensagem atual”;

  10. Clique em salvar para validar as alterações.

Gerando uma taxa para alunos de séries e turmas diferentes (Aba avançado)!

  1. Clique em tesouraria;

  2. Clique em gerar cobrança;

  3. Selecione a opção “taxa separada”;

  4. Clique na lupa e localize a taxa desejada;

  5. Clique duas vezes em cima da taxa;

  6. Preencha a data inicial, sabendo que a mesma será a data de vencimento do boleto dessa taxa;

  7. Clique na aba avançado;

  8. Clique no botão adicionar;

  9. selecione o aluno desejado;

  10. Repetir o procedimento 8 e 9 até que todos os alunos estejam constando na lista;

  11. Clique em gerar cobrança;

  12. Clique em gerar boleto;

  13. Clique em visualizar boleto, imprrima e feche.

  14. Obs¹: Caso seja um boleto que irá para o banco, não esquecer de efetuar o procedimento padrão de geração de remessa e envio do mesmo para o banco.