Como cadastro o parâmetros do ano Letivo?
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Clique em configurações;
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Clique em ano letivo;
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Clique em parâmetro;
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Clique em novo;
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Preencha o ano letivo;
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Preencher total de dias letivos;
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Critica campos Resp: selecionar a opção “N”;
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Informe uma data início para gerar nº de chamada;
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Informe uma data final para gerar nº de chamada;
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Preencha a data de vencimento padrão;
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Coloque o valor dos juros diários em 0,033;
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Coloque o valor de multa de 2;
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Selecione a forma de desconto: moeda ou porcentagem;
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Deixe marcado somente as opções:
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Habilita tratamento diferenciado;
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Desfaz tratamento diferenciado;
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Tratamento diferenciado na matrícula;
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Permitir tratamento diferenciado na matrícula;
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Permitir tratamento com parcelas paga;
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Verifica mudança de conta corrente;
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Imprimir recibo ao quitar manualmente;
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Preencha o caminho dos relatórios no servidor.
Como cadastro uma série?
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Clique em configurações;
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Clique em secretaria;
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Clique em séries;
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Clique em novo;
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Crie um código (ex: 1ANO / 2ANO / 1EM / 2EM – máximo quatro caracteres);
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Selecione o segmento referente à série;
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Preencha a seqüencia (ex: 1 /2 /3 Importante para processos futuros);
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Preencha o período somente na configuração de uma turma.
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Veja o processo em um vídeo rápido:
Como cadastro uma turma?
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Clique em configurações;
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Clique em secretaria;
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Clique em turmas;
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Clique em novo;
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Selecione a unidade (sempre será 01);
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Selecione a série;
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Crie um código para turma (máximo de cinco caracteres);
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Preencha a descrição da turma.
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Veja o processo em um vídeo rápido:
Como cadastrar um aluno?
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Clique em secretaria;
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Clique em alunos;
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Clique em novo;
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Responda as perguntas;
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Preencha os dados do aluno (Sendo esses obrigatórios: Nome; nascimento; sexo; cor/raça; série;);
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Preencha os dados do responsável (Obrigatório informar quem é o financeiro);
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Clique em atualizar.
Importante: A ideia do cadastro é ter todos os dados referentes ao aluno e o responsável de fácil acesso, portanto aconselhamos o preenchimento do máximo de informações possíveis.
Como cadastrar um responsável?
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Clique em secretaria;
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Clique na aba responsável;
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Selecione a opção correta;
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Responda as perguntas;
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Informe quem é o responsável financeiro padrão;
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Preencha os dados do responsável (Obrigatório informar quem é o financeiro);
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clique em atualizar.
Importante: A ideia do cadastro é ter todos os dados referentes ao responsável de fácil acesso, portanto aconselhamos o preenchimento do máximo de informações possíveis.
Como cadastrar um professor?
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Clique em secretaria;
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Clique em funcionários;
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Clique em novo;
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Preencha os dados – Importante: Informar tipo de funcionário, e não se esquecer de preencher o CPF e o E-mail, pois são dados obrigatórios para utilização do nosso portal;
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Clique em gravar.
Como cadastrar documentos?
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Clique em configurações;
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Clique em secretaria;
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Clique em documentos;
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Clique em novo;
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Preencha o nome;
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Clique em salvar.
Como é feito o preenchimento no histórico do ano letivo atual?
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Clique em acadêmico;
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Clique em avaliações;
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Clique em gerar posição final (GPF);
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Selecione o tipo de filtro (indicamos que seja feito sempre por série);
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Selecione a série desejada;
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Período (bimestre/semestre) deve ser o ultimo utilizado na escola;
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Clique em ok.
Obs.: Necessário solicitar a GPF próximo ao final do ano.
Como é feito o preenchimento no histórico de anos letivos anteriores?
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Clique em acadêmico;
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Selecione avaliações;
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Clique em histórico;
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Selecione o aluno desejado clicando na lupa, ou digitando a matrícula;
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Clique em adicionar Série;
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Selecione a série desejada;
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Clique na série selecionada;
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Preenche os dados da escola, caso seja e sua instituição clique somente no ícone da casa;
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Caso tenha matriz curricular referente a série desejada, clique no botão importar grade e selecione a série em questão;
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Preencha a média (Números ex: 7 -9-10), ou Conceito (Caracteres ex: MB-A-B-C);
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Preencha C.H. total;
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Preencha a frequência;
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Preencha o resultado final (aprovado ou reprovado);
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Caso precise preencha as observações, selecione observação (1) para o ensino fundamental, observação (2) para o ensino médio. (preenchimento deve ser efetuado sempre no ultimo ano, 9º ANO E.F. ou 3º ANO E.M.);
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Clique em salvar tudo;
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Caso venha a preencher os anos seguintes clique em “SIM”, caso não, somente clicar em “NÃO”.
Observação: Caso o histórico do aluno venha com alguma disciplina que não exista na grade do colégio, clique no botão “adicionar disciplina”, clique em novo e crie a disciplina.
Como ocultar um relatório que não é mais utilizado?
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Clique em configurações;
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Clique em sistemas;
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Clique em configurações de relatórios;
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Clique no TIPO desejado (acima) – ficará azul;
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Clique no relatório desejado – ficará azul;
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Clique em editar;
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Desmarque a opção visível;
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Clique em salvar.
Como retirar a visualização de um relatório do portal?
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Clique em configurações;
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Clique em sistemas;
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Clique em configurações de relatórios;
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Clique no TIPO desejado (acima) – ficará azul;
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Clique no relatório desejado – ficará azul;
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Clique em editar;
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Clique na aba Internet;
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Desmarque as opções que não poderam visualizar os relatórios;
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Clique em salvar.
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Veja o processo em um vídeo rápido:
Como professor deve se cadastrar online?
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Acesse o portal da instituição;
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Selecione a opção professor;
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Clique em “não sou cadastrado”;
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Digite o CPF e clique em continuar;
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Crie uma Senha de acordo com o padrão informado;
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Grave e aguarde a liberação da escola para utilização.
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OBS: Só será possível se cadastrar caso professor já esteja cadastrado no sistema.
Como liberar digitação de notas para os professores?
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Clique em secretaria;
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Clique em funcionários;
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Clique em permissão;
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Selecione o ano;
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Selecione o tipo de permissão desejada;
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Período – data de inicio e data final da digitação, após o período sistema fecha;
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Bimestre – somente o selecionado;
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Período e bimestre – data inicial e final da digitação, e o bimestre selecionado, somente o informado;
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Clique em gravar;
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Somente aguardar o processo da sincronização.
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Veja o processo em um vídeo rápido:
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Quero digitar notas Off-line, porém só dá a mensagem: “atenção as notas não foram salvas, existem usuários professores com período de digitação ativa, para prosseguir desabilite a digitação dos usuários professores”
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Para fechar o período de digitação online será necessário seguir o passo a passo abaixo:
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Clique em secretaria;
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Clique em funcionários;
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Clique em permissões;
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Clique no botão Zerar;
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Selecione a opção “Yes”, pois o administrador irá permanecer como tal, e os professores não terão acesso online, liberando assim a digitação off-line.
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Como consigo publicar um boletim ou um mapa de notas para o professor?
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Clique na aba relatório;
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Localize o relatório desejado;
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Marque Caixinha de publicado;
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Aguarde a informação de relatório publicado com sucesso.
Quando clico em publicar relatório só informa que não é publicável, o que fazer?
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Clique em configurações;
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Clique em sistema;
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Clique em configuração de relatório;
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Clique no TIPO onde se encontra o relatório (Acima) – ficará azul;
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Clique no relatório onde se encontra o relatório – ficará azul;
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Clique em editar;
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Clique na aba Internet;
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Marque a opção “publicável no portal”;
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Marque as pessoas que poderão visualizar os relatórios no portal;
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Clique em salvar;
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Em seguida, somente voltar nos relatórios e publicar o desejado.
Criando Texto, cabeçalho, e rodapé para sair nos relatórios de forma padrão.
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Clique em configurações;
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Clique em unidades;
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Clique em editar;
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Clique em “texto caçalho / rodapé”;
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Preencha os dados de acordo com a necessidade do colégio;
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Clique em gravar.
Consigo colocar o logo da escola no sistema?
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Clique em configurações;
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Clique em unidades;
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Clique em editar;
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Clique em “logos”;
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Clique com o botão direito;
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Clique em adicionar;
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Localize o logo e clique em abrir.
Existe a possibilidade de mantermos um cadastro de contatos efetuados com os alunos e responsáveis?
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Clique em secretaria;
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Clique na lupa;
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Escolha para quem será feito o contato, e qual o filtro de busca desejado;
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Clique duas vezes em cima do nome desejado;
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Clique em adicionar;
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Selecione o telefone que será feito o contato;
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Caso seja o responsável o recebedor do contato, selecionar o aluno que é vinculado ao mesmo;
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Informe o motivo do contato;
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Caso necessite de informações referentes ao aluno, você pode utilizar os botões “cadastro aluno e responsáveis”, “financeiro”, “relatórios”;
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Preencha a observação com as informações tratadas no contato;
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Clique em salvar.
Existe a possibilidade de consultarmos contatos efetuados com os alunos e responsáveis?
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Clique em secretaria;
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Clique em pesquisar contatos;
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Selecione o período da pesquisa;
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Clique em buscar;
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Caso queira visualizar um contato específico, somente clicar duas vezes no mesmo.
Como ativar ou inativar um aluno?
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Clique em secretaria;
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Clique em alunos;
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Clique na lupa;
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Localize o aluno desejado;
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Clique duas vezes no aluno;
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Clique na aba dados da matrícula;
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Para ativar marque o campo “matrícula ativa”;
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Para inativar desmarque o campo “matrícula ativa”;
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Clique em atualizar.
Não consigo ativar nem inativar alunos, como proceder?
Para efetuar essa alteração é necessário ter acesso de administrador.
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Clique em configurações;
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Clique em sistema;
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Clique em administração de senhas;
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Localize o funcionário desejado;
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Clique duas vezes em cima do nome;
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Clique na aba dados da matrícula;
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Na aba informações cadastrais somente desmarcar a restrição de “matrícula ativa”;
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Clique em salvar.
Como localizar alunos pelo responsável?
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Clique em secretaria;
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Clique em alunos;
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Clique na lupa;
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Clique no botão “localizar por responsável” ;
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Escolher se quer buscar pelo nome (pode ser sobrenome) ou CPF;
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Somente clicar duas vezes, na parte de baixo irá aparecer o aluno vinculado;
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Clique duas vezes no nome do aluno, o mesmo irá aparecer.
Como criar o login para o responsável no portal?
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Clique em secretaria;
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Clique em alunos;
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Clique na lupa;
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Localize o aluno desse responsável;
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Clique na responsáveis;
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Verifique se o e-mail e o CPF estão preenchidos corretamente;
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Informe ao responsável que o mesmo deverá acessar no site da escola, a secretaria online para efetuar o cadastro;
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Clique no perfil de usuário responsável;
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Clique em não sou cadastrado;
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Digite o CPF (sem pontos (.), sem barra (/) e sem traços (-) e clique em continuar;
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Na próxima tela o responsável deverá criar sua senha, e resposta referente a pergunta secreta, digite o código de verificação, marque a opção “Li o acordo…” e clique em gravar;
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Após o responsável efetuar esse cadastro ele terá acesso as informações da secretaria online, além da escola poder efetuar a alteração de senha caso seja necessário;
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Veja o vídeo em um processo rápido:
Como gerar uma nova senha para o responsável no portal?
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Clique em Secretaria;
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Clique em alunos;
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Escolha o aluno desejado;
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Clique na aba responsáveis;
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Clique no responsável que deseja alterar a senha;
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Caso além da senha queira trocar o login (e-mail), somente colocar o novo no campo e-mail;
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Clique no botão para gerar a nova senha;
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Clique em Ok;
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O sistema irá lhe informar a senha que deverá ser passada para o responsável.
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Obs: O botão de alteração de senha só ficará ativo para que já efetuou o cadastro no portal, anteriormente.
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Como gerar uma nova senha para o aluno no portal?
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Clique em Secretaria;
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Clique em alunos;
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Escolha o aluno desejado;
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Clique na aba endereço e contato;
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Caso além da senha queira trocar o login (e-mail), somente colocar o novo no campo e-mail;
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Clique no botão para gerar a nova senha;
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Clique em Ok;
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O sistema irá lhe informar a senha que deverá ser passada para o aluno.
Obs: O botão de alteração de senha só ficará ativo para que já efetuou o cadastro no portal, anteriormente.
Como alterar a senha do usuário do sistema?
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Clique em Configurações;
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Clique em Sistema;
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Clique em Administração de Senha;
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Escolher usuário desejado;
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Clique em Edição;
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Altere a senha;
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Clique em Salvar.