Como cadastrar um número de chamada?
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Clique em acadêmico;
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Clique em geração de número de chamada;
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Selecione a série;
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Selecione a turma;
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Selecione a forma de ordenação;
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Clique em gerar.
OBS¹: Somente é possível gerar número de chamada caso o período esteja liberado nas configurações do parâmetro anual.
OBS²: Caso o aluno entre depois do fechamento das turmas, necessário colocarem o número de chamada direto no cadastro dele, nos dados da matrícula.
Como liberar a geração de número de chamada automática?
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Clique em Configurações;
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Clique em Ano letivo;
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Clique em Parâmetros;
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Clique no ano desejado (o mesmo ficará azul);
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Altere as datas de início e final p/gerar nº de chamada (Localizado no quadro esquerdo, inferior);
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Clique em salvar.
Como cadastrar disciplinas?
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Clique em configurações;
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Clique sem secretaria;
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Clique em disciplinas;
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Clique em nova;
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Preencha as informações;
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Clique em gravar.
Como cadastrar um professor?
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Clique em secretaria;
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Clique em funcionários;
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Clique em Novo;
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Preencha os dados – Importante: Informar tipo de funcionário, e não se esquecer de preencher o CPF e o E-mail, pois são dados obrigatórios para utilização do nosso portal;
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Clique em gravar.
Como cadastrar a matriz curricular (Grade curricular)?
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Clique em acadêmico;
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Clique em pedagógico;
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Clique em matriz curricular;
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Selecione a série e a turma;
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Clique em abrir;
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Selecione uma disciplina (somente clicar no espaço vazio abaixo de disciplina);
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Selecione o professor (somente clicar no espaço vazio abaixo de professor);
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Preencha a carga horária;
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Selecione o regimento referente a essa turma;
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Clique em Salvar.
DICA: Caso tenha mais de uma turma com a mesma matriz curricular, você tem a possibilidade de Replicar para todas as outras, somente clicar no botão “replicar” e marcar as turmas desejadas.
Como cadastrar a matriz curricular de dependência do aluno?
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Clique em acadêmico;
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Clique em pedagógico;
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Clique em matriz curricular;
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Marque a caixa Dependência;
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Clique na lupa selecione o aluno;
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Clique em abrir;
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Selecione a Disciplina;
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Coloque o ano atual;
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Selecione a série;
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Selecione o professor(a);
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Selecione o regimento;
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Coloque o ano que o aluno foi reprovado;
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Clique em salvar.
Como professor deve se cadastrar online?
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Acesse o portal da instituição;
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Selecione a opção professor;
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Clique em “Não sou cadastrado”;
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Digite o CPF e clique em continuar;
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Crie uma Senha de acordo com o padrão informado;
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Grave e aguarde a liberação da escola para utilização.
OBS: Só será possível se cadastrar caso professor já esteja cadastrado no sistema.
Como o professor/funcionário pode digitar notas na escola (OFFLINE)?
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Clique em acadêmico;
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Clique em digitação de notas;
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Selecione para quem será digitada a nota: turma/aluno/dependência (somente off-line) /professor;
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Turma – selecione a série/ turma/ matéria/ Bimestre/ Notas;
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Clique em abrir;
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Clique em abrir;
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Digite as notas e clique em salvar.
OBS: Caso algum aluno(a) apareça em vermelho impossibilitado de receber notas, a mesmo esta sem número de chamada que é requisito obrigatório.
Como criar uma ocorrência?
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Clique em acadêmico;
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Clique na lupa e selecione o aluno;
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Clique em novo;
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Preencha a data da ocorrência;
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Preencha o valor caso haja;
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Marque a caixa de Gravidade (Caso queira informar);
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Clique na lupa referente à ocorrência;
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Clique em novo (Para criar ocorrência);
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Preencha a informação (Ex.: Não fez a lição de casa);
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Clique em gravar;
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Selecione a ocorrência criada;
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Preencha as observações referentes ao acontecimento;
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Marque a caixa de Disciplina (Caso queira informar);
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Marque a caixa de Professor (a) (Caso queira informar);
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Clique em OK.
Obs¹ : Caso o colégio tenha acesso a secretaria online, as informações das ocorrências podem ser visualizadas pelos responsáveis.
Obs² : No mesmo caminho pode ser excluído, ou alterado uma ocorrência criada.
Efetuando transferência anual simples.
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Clique em configurações;
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Clique em Ano Letivo;
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Clique Nova transferência Anual;
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Marque as opções a serem ignoradas: Aulas Dadas / Taxas / Descontos / Financeiro;
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Preencha o ano de origem e o ano de destino;
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Clique em abrir dados;
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Clique na aba Matrículas:
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Na aba configurações gerais – marque as opção “promover aluno…”
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Selecione a opção desejada;
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Se quiser manter os alunos ativos no ano de destino, somente marcar a opção;
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Alunos concluintes, série concluintes – marque a opção desejada;
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Clique em salvar.
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Veja o processo em um vídeo rápido:
OBS¹: Nesse procedimento ocorre a transferência das informações referente ao ano de origem, para o ano de destino.
OBS²: Não pode ter ninguém cadastrado no ano de destino.
Efetuando transferência anual complexa.
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Clique em configurações;
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Clique em Ano Letivo;
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Clique Nova transferência Anual;
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Não ignore nenhuma das opções;
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Preencha o ano de origem e o ano de destino;
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Clique em abrir;
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Verifique a aba Parâmetro Anual – Altere o que for necessário (na dúvida mantenha as configurações anteriores);
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Matriz curricular, caso alguma matéria tenha saído da grade somente desmarcar;
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Carga horária;
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Aulas dadas;
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Clique na aba Matrículas:
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Na aba configurações gerais – marque as opção “promover aluno…”
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Selecione a opção desejada;
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Se quiser manter os alunos ativos no ano de destino, somente marcar a opção;
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Alunos concluintes, série concluintes – marque a opção desejada;
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Taxas – Colocar em cima do valor ou da porcentagem, conforme foi configurado no parâmetro anual;
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Desconto – Colocar em cima do valor ou da porcentagem, conforme foi configurado no parâmetro anual;
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Financeiro – Colocar em cima do valor ou da porcentagem, conforme foi configurado no parâmetro anual, clique em aplicar;
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Clique em Salvar.
Efetuando a Pré-inscrição online e a Rematrícula Online.
- Pré-inscrição
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Entre no site da escola e acesse o botão de Pré-inscrição online;
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Preencha o formulário com as informações necessárias, lembrando que onde há asterísticos o preenchimento é obrigatório;
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Para finalizar clique no botão cadastrar.
- Rematrícula
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Acesse a secretaria online no site da escola;
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Clique no botão Rematrícula;
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Selecione o aluno, verifique os dados, selecione o turno;
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Clique em cadastrar.
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Veja o processo em um vídeo rápido:
Como liberar a pré-inscrição online para alunos novos?
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Entrar em contato via Ordem de serviço, solicitando a habilitação da pré-inscrição online;
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Após a confirmação da liberação, logar no portal do colégio como administrador. (somente colocar no final do endereço do portal “/admin” conforme exemplo abaixo: http://adeweb.edutec.srv.br/thiago/admin/);
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Clique na opção pré-inscrição;
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Configure a data inicial e a final da pré-inscrição;
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COnfigure as séries, selecione a série, digite a data inicial do nascimento e a final;
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Clique em salvar.
Como cadastrar aluno que o responsável fez a pré-inscrição online?
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Clique em secretaria;
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Pré-inscrição online;
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Localize o aluno que o responsável veio fazer a matrícula;
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Clique duas vezes em dos dados do aluno;
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Na tela de informações cadastrais, verifique se os dados estão realmente corretos;
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A partir daí, somente efetuar o processo padrão de matrícula.
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Veja o processo em um vídeo rápido:
Como administrador deve configurar e liberar a agenda?
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Entrar no portal (Secretaria Online) de sua escola como administrador, para isso somente é necessário após o endereço do portal colocar a palavra “ADMIN” Ex:http://adeweb.edutec.srv.br/edutec/admin;
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Preencher seu usuário e senha;
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Clique em Agenda;
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Crie as categorias, coloque o nome em “Nova Categoria” e clique em incluir. Ex de categorias: Comunicado, atividades;
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Verifique os professores que terão acesso a agenda;
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Clique no botão “permitir” para que o mesmo tenha acesso em seu cadastro a agenda.
Como o professor ou admnistrador devem efetuar publicações na agenda?
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Entrar no portal (Secretaria Online) de sua escola como professor;
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Preencher seu usuário e senha;
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Clique em Agenda;
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Preencha o Assunto;
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Selecione o segmento (de acordo com o que esta configurado no sistema); Obs: a informação sempre será passada para a ultima opção selecionada, exemplo: você selecionou o segmento Ensino Médio, vai aparecer a opção de selecionar uma série específica, caso você não selecione nenhuma série, essa informação irá para todos os alunos que são do Ensino Médio independente da série ou da turma;
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Informe a partir de quando essa informação será exibida;
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Informe qual será a data da atividade;
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Caso queira especificar uma categoria, somente selecionar;
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Pode ser feito somente a digitação de um texto, ou se preferir poderá ser anexado um arquivo de até 5MB para que seja feito o upload, exemplo: uma folha de exercícios;
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Clique em salvar.